A Gestão de Riscos Corporativos (ERM) como ferramenta de resposta aos riscos da pandemia COVID - 19

Adicionalmente à fatalidade em termos de perdas de vida e danos na saúde, a pandemia está a fazer vir ao de cima uma outra catastrófica lição: é critico que os líderes de diferentes sectores de atividade aprendam a partilhar informação sobre diferentes riscos, e perdas, com que se depararam, originados exclusivamente pelos danos sistémicos da pandemia COVID – 19.

A aplicação de alguns princípios básicos de mitigação de riscos corporativos (ERM) podem ajudar a dar maior visibilidade à diferente informação que existe, enquanto cria canais de comunicação apropriados. Pode assim ser uma ferramenta adicional, de apoio aos gestores, dando-lhes informação especifica, para o seu processo de tomada de decisão, no que se refere a gestão de riscos corporativos (ERM).

Os gestores de negócios “navegam” neste momento em “águas conturbadas”, alguns estão mesmo no meio da tormenta, e a não gestão de riscos incrementa em muito o desafio.

Algumas das entidades que apoiamos na gestão de risco corporativo (ERM) constituíram já as suas equipas de crise para procurar formas de ultrapassar as dificuldades - que agora são críticas e reais - ao mesmo tempo que se definem estratégias para prevenir, ou mitigar, outros riscos agora identificados. Muitas reuniões virtuais sobre a cadeia de valor, aprovisionamento, comunicações e IT, formação, recurso a trabalho temporário ou até mesmo apoio legal, em equipa, sempre com o objetivo de dar visibilidade aos gestores das diferentes prioridades, nos diferentes aspetos da sua organização.

No que estiver ao nosso alcance, conte com a experiência da rede da PKF, e dos nossos escritórios em Portugal, Madeira, Açores, Cabo verde, Angola e Moçambique.

Mais informação:

Contacte-nos ou envie-nos as suas questões para hugo.caetano@pkf.pt